Por Fernanda Oliveira
Últimas publicações
04/02/2023
As tranças de Rapunzel
03/02/2023
O cruel estigma do mito da mãe perfeita
03/02/2023
O poder da atmosfera familiar
02/02/2023
Se te fere não é amor ou não vale a pena!
Palavras-chave
Quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023
Artigo
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA ROTINA NO SEU DESEMPENHO
Algumas buscas profissionais demandam planejamento e rotina como métodos obrigatórios de competitividade. O circuito acadêmico e no estudo para concursos públicos são áreas em que estes métodos são considerados diferenciais para o desempenho e aprendizado, bem como na repercussão no aproveitamento posterior.
A queixa do público geralmente são comuns, inclusive são queixas frequentes no meu consultório, sendo eles dificuldade de atenção, falhas na memória, na organização e planejamento. Na tentativa de suprir essa necessidade mediata, as pessoas confundem cronograma (rotina rígida) com rotina (escalas com janelas de horários), e ainda com a execução qualitativa de um plano de ação (cronogramas de planejamento).
Isso significa que quando essas pessoas se dão conta de que acordar cedo e atender aos horários não reflete necessariamente na produtividade real, ocorre um confronto entre expectativa e realidade. E é por essa razão que a rotina depende de um planejamento e tão importante quanto da sua execução, com o objetivo de gerar frutos exitosos e impulsionar os propósitos buscados.
A principal diferença entre ter rotina e ser disciplinado está no método utilizado para as metas e propósitos. O disciplinado é flexível em relação às outras necessidades da vida, pois ele consegue adequar todas as suas responsabilidades de acordo com a dinâmica com que elas surgem, preocupando-se mais em cumprir suas tarefas, do que seguir um protocolo de ações.
Já a pessoa viciada pela rotina é sistemática e fica obcecado por cronogramas, ela se prende ao sistema do fazer e se esquece do resultado como finalidade última, agindo com inflexibilidade nas suas demandas. É claro que existe um espectro entre os extremos.
Algum toque de planejamento e rotina deve existir na disciplina, assim como a disciplina deve existir também em algum grau dentro da rotina. A suficiência e intensidade dessa troca é um valor subjetivo, algumas pessoas, por exemplo, são multitarefas, e essa habilidade pode ser capaz de não afetar negativamente os propósitos de quem a porta.
Outra questão importante em sede de planejamento e disciplina é o gerenciamento do tempo. Compreenda que o tempo é um recurso, como qualquer outro, e, por isso será sua administração e gestão que definirá a escassez ou a abundância do investimento realizado.
O grau de eficiência do tempo também é um valor pessoal. Algumas pessoas precisam de mais ou menos tempo para a mesma execução de tarefa, e está tudo bem! Devemos respeitar nossos limites de trabalho e produtividade e não usá-los contra nós.
A técnica Pomodoro foi desenvolvida pelo italiano Francisco Cirillo em 1988 para a gestão do tempo. Ela visa auxiliar o foco da atenção e evitar o esgotamento mental do indivíduo, e para isso, apresenta uma proposta de gerenciamento do tempo na execução de tarefas.
Basicamente ela consiste em dividir o tempo em blocos de 30 minutos. O planejamento de estudos pode ser enquadrado dentro desta regra, que não associa a atividade ao horário, mas ao tempo empregado (planejamento disciplinado).
Cada bloco de 30 minutos é constituído de 25 minutos de trabalho focado e uma pausa de 5 minutos. A intenção é otimizar a atenção focada nos grupos de 25 minutos, evitando dispersões ao propor pausas programadas.
Além de evitar interrupções casuais porque elas terão hora para acontecer, os intervalos melhoram o desempenho da atividade porque engatilham a atenção focada. Esse é um processo que tende a melhorar a constância do trabalho e aliviar a ansiedade e a fadiga.
É fundamental que nos intervalos de cinco minutos, de cada bloco, o indivíduo busque o relaxamento e as atividades de pouco esforço mental para quebrar o cansaço e a dispersão não programada, isso porque o desligamento trará muito mais foco de atenção para o próximo bloco de aprendizagem. Ao final de quatro ciclos, a pausa deverá ser maior, entre 15 e 30 minutos!
Pra isso acontecer, você precisa ter ROTINA!! Rotina é um tema caro para mim. A instalação da rotina na primeira fase infantil e sua manutenção é indispensável para uma vida adulta mais organizada e competente. Atento para a diferença entre rotina e cronograma. O cronograma remete a uma estrutura mais rígida e estabelecida com horários fixos.
A rotina diz respeito à ordenação. É uma prática referente às ações que ocorrem no cotidiano, possibilitando a orientação no espaço e no tempo. Ela leva em conta as necessidades do sujeito, como alimentação, higiene, atividade física, trabalho e lazer.
Para entender a dinâmica da rotina, apresento aqui o conceito de hábito. Hábitos são escolhas que fazemos ou que nos ensinam em algum momento da vida de forma deliberada para depois serem executadas sem grandes gastos mentais ou mesmo de forma inconsciente e frequente. Estes padrões comportamentais com o tempo se tornam consequência natural do nosso aparelho neural. A rotina é o hábito em execução, podendo ser executado de forma encadeada ou em repetição De uma forma geral, a rotina tem a ver com programação e proporciona um nível razoável de previsibilidade. Ela permite que a pessoa viva o presente, sabendo que fez o necessário e esteja ciente das próximas atividades. Viver o presente é uma forma saudável de não ficar aprisionado às angústias referentes às sombras do passado ou do futuro.
A revolução digital trouxe alguns inconvenientes, entre eles a alteração das nossas capacidades de concentração e foco, o que nos prejudica em termos de rotina saudável e planejamento. Um estudo lançado pela Cuponation apontou o Brasil como um dos cinco países que mais passam tempo no celular (principalmente em redes sociais), com a estimativa de 63 olhadinhas no aparelho por dia! Por isso você pode imaginar quão dispersa nossa população está.
Simultaneamente devemos ter o cuidado de não nos amarrar em horários rígidos e negligenciar nossa vida fora das obrigações, porque nossa saúde mental, física e espiritual está diretamente vinculada à nossa produtividade e qualidade ocupacional no fim das contas.
Todo planejamento requer execução de tarefas e toda execução de tarefas requer planejamento. Aprenda a gerenciar suas emoções para adequar, de acordo com sua realidade, suas necessidades ao tempo que você tem, sem culpa, sem stress e sem cobranças ilusórias!
Através da terapia podemos trabalhar as frustrações e buscar alternativas para os problemas vividos, de modo que possamos expandir nossos métodos, tolerar nossas limitações e nos tornarmos indivíduos mais disciplinados, porém flexíveis. O método Pomodoro é uma das várias técnicas para a gestão do tempo, mas a melhor delas é a que funciona para você! Se descubra!
Fernanda Oliveira
Deseja receber os novos textos publicados?