A psicoterapia envolve o tratamento de uma doença ou condição que afeta a sua saúde mental.
Dentro desse contexto e a partir de demandas do paciente, eu realizo uma escuta ativa sobre as suas dores, para que sejam aplicadas as técnicas de intervenção para aliviar sofrimento psíquico que está sendo vivenciado.
Os sofrimentos enfrentados vão além das psicopatologias da mente, como transtornos depressivos ou transtornos de ansiedade, abrangendo conflitos internos, o processo de autoconhecimento e desenvolvimento necessário à cada pessoa.
O processo psicoterapêutico visa ampliar a visão do paciente sobre as questões que está enfrentando e trabalhar no desenvolvimento da inteligência emocional para lidar com essas questões.
Em meio a isso, o paciente inicia também uma jornada pelo descobrimento do que lhe constitui, quais são os pontos a serem trabalhados em sua personalidade, de que forma é possível aprimorar seus relacionamentos, dentre vários outros benefícios oferecidos pela psicoterapia.
De forma geral, o intuito da psicoterapia no consultório clínico se baseia no desenvolvimento de estratégias e exercícios que irão melhorar o modo como o indivíduo lida consigo mesmo e com o mundo externo.
Sendo que em meio a esse processo, o paciente será guiado pelo psicólogo a ter uma percepção ampla sobre as questões que abrangem toda a sua vida.